quinta-feira, 6 de agosto de 2009

São Paulo - Respire tranquilo

A partir da meia-noite de hoje, os fumantes que se cuidem. Entra em vigor no estado de São Paulo a Lei Antifumo. A nova lei proíbe o cigarro em ambientes de uso coletivo, fechados ou parcialmente fechados.
Serão 420 agentes para fiscalizar bares e restaurantes em todo o Estado em 645 municípios. Na capital, ao menos sete bairros ficarão sob a vigília de fiscais.

Cinzeiros e pontas de cigarro podem ser considerados "provas" para multa em São Paulo se forem encontrados por fiscais da Vigilância Sanitária.

Os donos de estabelecimentos ou veículos que desrespeitarem as normas arcarão com multa que pode variar de R$ 792,50 a R$ 1.585, de acordo com a condição econômica do infrator e a presença ou não de avisos proibitivos no local. Em caso de reincidência, o valor da penalidade dobra. O governo ainda prevê que estabelecimentos com mais de duas ocorrências devem ser interditados por 48 horas. Aqueles que insistirem no descumprimento da lei permanecerão fechados por 30 dias. Apesar de não ser prevista punição aos fumantes, eles podem ser obrigados a ressarcir condomínios e escolas caso sejam responsáveis pela multa.

Que maravilha, enfim alguem pensou nos não fumantes? Aguentar aquele mal cheiro tipico do cigarro não era facil.

Mas eu pergunto:
Com quantas pessoas você já discutiu por causa de cigarro?
Quantos problemas os fumantes causaram a você?
Conhece alguem que contraiu alguma doença por conviver com fumantes?
Já viu algum não-fumante morrer de efizema pulmonar, ou qualquer outra doença respiratória contraida devido a fumaça do cigarro?

Se a sua resposta é não pra todas essas perguntas. a minha tambem é.
Agora eu vou contar pra vocês o que esta ocorrendo de verdade.

Agora vai haver problemas entre fumantes e não fumantes.

Problemas que serão criados pelos não-fumantes naturalmente.

A verdade é que o governo precisa criar contendas entre as pessoas, problemas, discussão. Não é bom para o governo que as varias classes de pessoas se entendam e se relacionem pacificamente.

Com uma mão o governo dá. Com a outra ele tira.

Percebam a unilateralidade de direitos quando a política atual fomenta dicotomias irreconciliáveis entre as pessoas.
Heterossexual X homossexual, feministas X machistas, índios X arrozeiros, pobre X rico, empregado X patrão, negro X branco, "não-fumantes X fumantes", etc...

Outras perguntas interessantes:

Quantos agentes o governo dispõem pra ir nos hospitais públicos verificar se todos estão sendo atendidos? Como está sendo esse atendimento?
E no caso de verificar alguma irregularidade (o que é uma raridade né gente) proceder com os processos administrativos adequados?
Será que os governadores não dormem a noite porque um parente seu morreu no hospital por falta de atendimento?

E depois, e os medicamentos? Quantas pessoas morrem nesse pais por falta de medicamentos?

Enquanto o governo gasta milhões de reais com aviões que lançam nuvens artificiais no nosso céu. Ou voçê nunca olhou pro céu e viu um desses aviões deixando aquele rastro de quilometros de comprimento e comentou: Nossa, voçê viu que perfeição...

Mas não queremos saber o que o estão jogando no nosso ar.
Não sendo alcatrão e nicotina, a gente aguenta.
Os fumantes é que se cuidem.
Boa noite.

"O conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento"
John F. Kennedy - 35º Presidente dos EUA (1917-1963)

Um comentário:

Adelson (TD Séries) disse...

Olá, Isaac!

Vim retribuir sua visita ao TD Séries e conhecer o seu blog.

Interessante ver um outro ponto visto nesta questão da lei anti-tabagismo. Mas, eu sou não fumante e já passei por situações desagradáveis, especialmente em restaurantes, onde fumantes insistem em espalhar sua fumaça. Para mim, é uma lei muito bem vinda.

Mas, entendi seu ponto de vista. Existem realmente outras questões importantes que o governo deve atacar, e espero que vejamos isso também acontecer.

Um abraço e parabéns pelo texto!